Bitcoin e seu ciclo acelerado de alta

ColunistasOpinião

Bitcoin e seu ciclo acelerado de alta

A criptomoeda acumula uma alta de mais de 150% em 2023.

Moeda digital Bitcoin. Foto: starline/freepik.

Hoje no mundo dos investimentos, temos muitos destaques quando o assunto é performance ao entregar rentabilidade. Não é novidade para os entusiastas do mercado de criptomoedas, que no ano de 2023 o Bitcoin foi um grande destaque, que até o momento entrega mais de 150% de valorização em relação ao preço de abertura do ano. 

Imagem: TradingView/Reprodução Internet.

Agora, a grande questão é entender se isso já é determinado como nosso início de um grande movimento de tendência, ou apenas um ruído de curto prazo (visto que grande parte desta movimentação foi proveniente dos últimos quatro meses do ano). É importante frisar que por se tratar de um ativo relativamente novo (aproximadamente 15 anos), o Bitcoin nos traz como referência de estudos todos os seus ciclos anteriores.

Começando pela análise de recuperação de mercado. Normalmente quando entramos em um ciclo de baixa, o mesmo se estende por longos dias. O que temos de referência é o próprio ciclo de 2014 a 2016. Foram 1.178 dias de mercado em baixa, o que mostra um lento retorno do mercado à sua tendência de alta.

Gráfico BTCUSD de 2014 a 2016. Imagem: TradingView/Reprodução Internet.

Posteriormente, temos outro exemplo de 2018 a 2020, quando o mercado permaneceu em baixa técnica por 1.070 dias antes de retomar sua tendência de alta. O grande ponto é agora, quando tivemos 757 dias de mercado em baixa, e já apresentando sinais de retomada de tendência de alta. 

Gráfico BTCUSD 2018 a 2020. Imagem: TradingView/Reprodução Internet.

Entenda o movimento em vídeo:

Seria essa a retomada mais rápida da história do Bitcoin? Ou ainda temos chance de voltar a patamares mais baixos? O grande ponto é dosar sua estratégia na medida certa, para mitigar todos os riscos que esse cenário ainda pode apresentar. Para aqueles que estão no longo prazo, continuar os aportes recorrentes sem deixar que a ganância tome conta das decisões. Para os traders de curto prazo, avaliar com cuidado as oportunidades de correção desta primeira onda de alta.

*João Gomes é especialista no mercado de Criptomoedas e expert do time de lives da TradeStars.
 

Comentários: 1

Visitante - Roberto em Quarta, 13 Dezembro 2023 08:02

Obrigado pela matéria! Show!!!

Obrigado pela matéria! Show!!!
Visitante
Quinta, 09 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/