Por que o transporte de mercadorias está ficando mais caro?

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Por que o transporte de mercadorias está ficando mais caro?

Descubra as razões por trás do aumento dos custos e como isso afeta o comércio global.

Um navio cargueiro com contêineres. Imagem: Freepik/Reprodução.

Há alguns meses as empresas de transportes marítimos internacionais enfrentam um grande dilema, pois têm sofrido ataques quando a rota utilizada é o Canal de Suez, no mar vermelho.

O grupo rebelde Houthi, do Iêmen, tem realizado ataques a navios que passam pelo canal, o que tem gerado preocupações e impactado diretamente os custos de transporte. Com a necessidade de reforçar a segurança e fazer desvios utilizando uma rota maior, as empresas de transporte marítimo têm arcado com custos adicionais, que serão repassados aos consumidores.

Os preços dos fretes subiram 80% na semana passada, após já terem subido quase 50% na semana anterior. Desde 30 de setembro de 2022, há 15 meses, o preço não era tão alto.

O Índice de Frete Containerizado aumentou 137,08 pontos ou 7,79% desde o início de 2024, de acordo com a negociação de um contrato por diferença (CFD) que rastreia o mercado de referência para esta mercadoria. Historicamente, o Índice de Frete em Contêiner atingiu um máximo histórico de US$ 5109,60 em janeiro de 2022.

Fonte: Trading Economics/Reprodução.

O Mar Vermelho é uma importante artéria de abastecimento que se tornou cada vez mais perigosa à medida que os militantes Houthi do Iêmen, em apoio à Palestina, atacaram navios que acreditam fornecer e exportar de Israel.

Os Estados Unidos criaram uma força tarefa naval para tentar amenizar esses ataques, o que foi completamente ignorado pelos rebeldes.

No gráfico abaixo vemos como tem caído nos últimos meses o transporte pelo Mar Vermelho.

Linha amarela: média móvel de 7 dias – Linha tracejada: Média móvel no último ano - Azul claro: número de navios de carga – Azul escuro: número de navios tanque.
 

Trânsito diário no Canal de Suez. Fonte: PortWatch/Reprodução.
Ataques a navios comerciais levaram as companhias de navegação a redirecionar o tráfego para longe do Mar Vermelho, uma rota de navegação muito importante que facilita cerca de 11% do volume global de comércio marítimo e mais de 19.000 chamadas de trânsito anualmente. O desvio mais utilizado é feito pelo sul da África no Cabo de Boa Esperança, que em média tem um aumento no prazo em torno de 10 a 14 dias.

Um dos fatores para essa tomada de decisão de desviar a rota por uma bem mais longa e mais demorada, é que as seguradoras não fazem cobertura para esse tipo de situação, guerra.

No gráfico abaixo vemos como tem aumentado nos últimos meses o desvio no transporte para o Cabo de Boa Esperança. 

Linha amarela: média móvel de 7 dias – Linha tracejada: Média móvel no último ano - Azul claro: número de navios de carga – Azul escuro: número de navios tanque. 

Trânsito diário no Cabo da Boa Esperança. Fonte: PortWatch/Reprodução.

Como sabemos, em algum momento o aumento de preços no frete internacional vai refletir diretamente no bolos do consumidor final. Mas também tem a boa notícia para os investidores: as ações das maiores companhias de transporte marítimo internacional têm subido no último mês, em média 20%.

São essas empresas que se beneficiam dessa situação, porque os preços dos fretes aumentam e logo suas receitas vão aumentar também. Entender um pouco de geopolítica pode impactar diretamente na sua tomada de decisão para investir melhor.

Entenda no vídeo a seguir:

Fontes: FMI Portwatch / Trading Economics / Jornal Portuário.

*Pedro Moraes é colunista do Money Now News e faz a cobertura de macroeconomia na TS Research.

Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere. 

 

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Quinta, 09 Mai 2024

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