Taxa de desemprego fica em 7,7% no trimestre até setembro, afirma IBGE

Economiamercado de trabalho

Taxa de desemprego fica em 7,7% no trimestre até setembro, afirma IBGE

Confira os dados de trabalho, como a renda média mensal do brasileiro, divulgados nesta terça-feira, 31.

Pessoa folheando um currículo. Foto:

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 7,7% no trimestre encerrado em setembro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta terça-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou em linha com a mediana das previsões colhidas pelo Projeções Broadcast, de 7,7%, com intervalo de estimativas que ia de 7,6% a 7,9%.

Em igual período de 2022, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 8,7%. No trimestre encerrado em agosto de 2023, a taxa de desocupação estava em 7,8%.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.982 no trimestre encerrado em setembro. O resultado representa alta de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 292.952 bilhões no trimestre até setembro, alta de 5,0% ante igual período do ano anterior.

Geração de vagas

O País registrou uma geração de 929 mil vagas no mercado de trabalho no trimestre até setembro em relação ao trimestre encerrado em junho, um aumento de 0,9% na ocupação, segundo a Pnad. A população ocupada alcançou um recorde de 99,838 milhões de pessoas no trimestre encerrado em setembro. Em um ano, mais 569 mil pessoas encontraram uma ocupação.

A população desocupada recuou em 331 mil pessoas em um trimestre, totalizando 8,316 milhões de desempregados no trimestre até setembro. Em um ano, 1,144 milhão de pessoas deixaram o desemprego.

A população desempregada desceu ao menor patamar desde o trimestre até maio de 2015, quando estava em 8,3 milhões de pessoas.

A população inativa somou 66,829 milhões de pessoas no trimestre encerrado em setembro, 222 mil a menos que no trimestre anterior Em um ano, esse contingente aumentou em 2,100 milhões de pessoas.

O nível da ocupação - porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar - ficou em 57,1% no trimestre até setembro, ante 56,6% no trimestre até junho. No trimestre terminado em setembro de 2022, o nível da ocupação era de 57,2%.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/