6 dicas para quem quer investir em Fundos Imobiliários

Mercadosfundamentos

6 dicas para quem quer investir em Fundos Imobiliários

Veja como os FIIs funcionam e quais são os primeiros passos para investir neles.

Edifícios. Foto: Avadh/Pexels.

Antes de realizar qualquer investimento, é importante buscar o máximo de informações sobre o mercado no qual você pretende entrar. Assim, você fica ciente dos possíveis riscos e também das possibilidades de retorno. Com os fundos imobiliários não é diferente. Caso queira saber como eles funcionam, leia primeiro este conteúdo.

Veja a seguir algumas dicas que separamos para quem pretende investir em FIIs.

1. Defina seu perfil de investidor

Existem, basicamente, três categorias de perfil de investidores: conservador, moderado e arrojado. Enquanto o conservador prioriza a segurança, o moderado aceita abrir mão de uma parte da segurança a fim de mais lucro. O investidor arrojado aceita mais riscos em busca de melhores resultados.

É preciso que você avalie que tipo de investidor você é para se direcionar a investimentos que façam mais sentido para você. Os Flls tendem a atrair investidores que toleram um grau maior de risco, sendo indicado para investidores moderados e arrojados.

2. Trace suas metas

Existem duas formas de obter lucros com Fll: valorização de cotas e dividendos. Cada objetivo exige uma estratégia diferente a fim de potencializar os ganhos e para isso é necessário que o investidor saiba exatamente o que ele quer e determine prazos para as suas metas - isso irá ajudá-lo a ter mais controle sobre seus investimentos.

Por exemplo, quem tem planos de longo prazo, como aposentadoria, pode planejar estratégias com foco no recebimento de renda passiva. Já quem tem planos de curto e médio prazo, pode buscar estratégias mais agressivas, como realizar o lucro após a valorização das cotas. Traçar seus objetivos e prazos é essencial para conseguir atingi-los.

3. Entenda os riscos dos Flls

Os Flls são uma alternativa de renda variável, o que impossibilita prever resultados da mesma maneira que nos investimentos de renda fixa. Crises e o mercado imobiliário podem afetar a bolsa de valores e prejudicar os resultados. Além disso, períodos com baixa procura pelos Flls podem acabar desvalorizando as cotas, que são precificadas de acordo com a lei de oferta e demanda.

Devido aos riscos, vale a pena adotar uma estratégia de proteção de capital, como a diversificação, que consiste em dividir seu capital entre diferentes investimentos, a fim de equilibrar o risco e o retorno.

4. Conheça os FIIs de diferentes mercados

Como cada Fll pode ter um foco diferente, eles normalmente são divididos em 3 tipos de classificações:

Fundos de tijolo: focam em investir em imóveis físicos. O objetivo é lucrar com a venda e a locação desses imóveis, que normalmente são comerciais.

Fundos de papel: visam títulos do setor imobiliário como LCIs e CRIs. Normalmente os títulos têm uma remuneração pós-fixada (atrelada a um indicador financeiro), prefixada (respeitando uma taxa de juros fixa) ou híbrida (atrelada a um índice e mais uma taxa fixa).

Fundos de fundos: investem em cotas de outros FIIs.

É importante refletir antes de escolher em qual fundo você irá investir, pois sua escolha pode ser determinante no resultado que você procura. Considere os pontos fortes e pontos fracos de cada fundo e veja qual alternativa faz mais sentido para você - o que vamos abordar no próximo tópico.

5. Avalie o Fll antes de investir

Você só irá saber se o fundo tem condições de entregar resultados positivos após analisá-lo por completo. Faça uma avaliação do Fll lendo seu relatório gerencial, que deve mostrar as estratégias utilizadas, evolução e histórico do fundo, incluindo rendimentos e outros dados importantes.

É importante fazer da leitura desse documento um hábito, já que você pode perder dinheiro caso não esteja bem informado.

6. Tenha uma corretora de valores ao seu lado

Como os fundos podem ser acessados por meio de home broker, é necessário ter uma corretora de valores ao seu lado. Ela é quem vai fornecer a plataforma, sem custo. Se não houver taxa de corretagem, a vantagem é maior ainda.

O ideal é escolher uma corretora com equipe qualificada e bons profissionais, que poderá te ajudar em momentos de dificuldade.

Se interessou em investir em fundos imobiliários? Clique aqui para saber mais.

Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado