Por Por João Victor de Carlo Gomes* em Terça, 05 Dezembro 2023
Categoria: Mercados

Bitcoin valorizou 150% em 2023, e análise ainda mostra espaço para mais altas!

Confira a alta da criptomoeda e o que pode ocorrer em 2024.

De janeiro de 2023 até o momento, o Bitcoin valorizou incríveis 154%. Começou o ano em U$ 16.500 – o equivalente a R$ 81.600 na cotação atual - e, agora, acaba de ultrapassar os U$ 42.000 – ou R$ 207.900. Para mim, existem motivos suficientes para que o Bitcoin ainda continue seu movimento de forte valorização, mas antes, entenda o que o mercado viveu nos últimos ciclos. 

O ano de 2022 foi marcado por diversas turbulências no mercado de criptomoedas. Lembro quando passei pelo período da ruína do ecossistema Terra/Luna e, logo após, a quebra da FTX. Duas situações que levaram o mercado a forte pressão vendedora.

O grande ponto é que apesar disso, entendo que o Bitcoin foi extremamente resiliente e se recuperou fortemente desta tendência de baixa. E agora, encontra-se tecnicamente em tendência de alta.

Olhando para o panorama macro frente ao mercado de cripto, vejo que o Bitcoin tem dois eventos raros e favoráveis se alinhando: perspectiva de corte de juros dos Estados Unidos e o próximo Halving do Bitcoin em abril de 2024.

A taxa de juros norte-americana é o principal indicador econômico para direcionar os investidores nas tomadas de decisões quanto aos seus investimentos. Com a possibilidade de corte de juros, cria-se um ambiente propício para a expansão econômica e crescimento nos mercados de renda variável.

Já o Halving do Bitcoin é o corte da oferta de Bitcoin pela metade. Ou seja, novos Bitcoins que são inseridos na rede por meio das recompensas aos mineradores serão cortados pela metade a partir de abril de 2024, fazendo jus a lei de oferta e demanda, na qual cada vez mais o Bitcoin terá sua oferta reduzida.

Confira a análise do mercado cripto em vídeo: 

Estes fatores me deixam extremamente otimista com o Bitcoin e o mercado de criptomoedas. São dois fatores que dificilmente se alinham em uma mesma época, e agora abrem uma janela de oportunidade para quem quer começar nesse mercado. Olhando historicamente, o pós "halving" do Bitcoin pode facilmente levá-lo ao topo histórico.

*João Victor de Carlo Gomes é especialista em criptomoedas e atua na comunidade de investidores TradeStars. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário