Entenda como funciona o mercado de renda fixa

Mercadosconceitos

Entenda como funciona o mercado de renda fixa

Reunimos o conceito de renda fixa, os tipos de papel e sua tributação.
Uma moeda de um real. Foto: joaogbjunior/Pixabay.

A renda fixa está em evidência com a taxa Selic ainda em patamar elevado, atualmente a 12,25%. Esse é um tipo de investimento que tem como característica a informação da rentabilidade desde o início da operação. 

Nesse tipo de negociação é feito um cálculo prévio que avalia o possível rendimento, que vai depender do ativo que estiver em análise.

Como invisto em renda fixa?

Você "empresta" seu dinheiro a alguém e recebe ele de volta com juros e/ou correção monetária. Além dos juros e da correção, é possível também receber parcelas de amortizações (parcelas da dívida efetuadas de forma gradual).

Para quem será emprestado o meu dinheiro?

Esse investimento pode ser em títulos públicos do governo ou em títulos privados de renda fixa, nos quais o valor é destinado para bancos e empresas de diferentes nichos.

É importante lembrar que todo o investimento é um risco, e que nada é garantido quando se trata de dinheiro. Muitas vezes o valor do papel varia tanto quanto o valor de uma ação, portanto é preciso manter o cuidado ao investir em renda fixa.

Rendimento

Dependendo do papel, os valores podem alterar a rentabilidade do seu investimento.

Existem três principais formas de remuneração, entenda a diferença de cada uma.

  1. Papel prefixado: nessa situação os juros são estabelecidos no momento da operação. Assim, fica mais fácil e garantido saber quanto será seu lucro.
  2. Papel pós-fixado: neste papel, o lucro está ligado diretamente a um indicador - por exemplo, a taxa Selic. Então o resultado final varia conforme a oscilação de juros.
  3. Papel híbrido: esse título é uma mistura entre o prefixado e o pós-fixado. Parte dos lucros são recebidos por juros fixos e outra parte depende do indicador específico da operação.

Tributação

Na renda fixa, os ativos estão sujeitos a imposto de renda. Em média, para investimentos de seis meses, a alíquota mais alta é de 22,5%. Para quem fica de seis meses a um ano, a alíquota é de 20%. Quanto mais tempo você investe, menor será o valor da sua alíquota: por exemplo, se você permanecer no investimento por dois anos ou mais, a alíquota será em média de 15%.

E você, já investiu em renda fixa? Prefere quais tipos de títulos e modelos? Conte para a gente nos comentários.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/