BDRs: entenda o que são e como funcionam de maneira simples!

Mercadosinvestimentos

BDRs: entenda o que são e como funcionam de maneira simples!

Esses certificados representam ações de empresas estrangeiras na B3.

Foto: VisionPics/Pixabay.

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts, ou Recibos Depositários Brasileiros, em tradução literal) são certificados que representam ações de empresas estrangeiras. Eles são negociados na bolsa de valores brasileira, a B3 e, em suma, são uma maneira descomplicada para o investidor local aplicar em ativos estrangeiros.

Segundo a B3, um programa de BDR é o instrumento ideal para empresas estrangeiras estabelecerem presença no mercado de capitais brasileiro, já que a listagem no Brasil aumenta a visibilidade da empresa e contribui para a pavimentação do caminho de futuras ofertas públicas, aquisições e consolidação do crescimento empresarial. Para os investidores, é uma maneira de entrar no mercado internacional de ativos.

Garantias dos BDRs

Esse tipo de certificado possui lastro, ou seja, é garantido, já que as ações da empresa estrangeira negociadas por aqui ficam bloqueadas no exterior. Elas são depositadas na conta da instituição custodiante do programa.

As companhias que oferecem BDRs também precisam estar sediadas em países nos quais os órgãos reguladores tenham celebrado acordo de cooperação com a Comissão de Valores Mobiliários brasileira, ou que tenham assinado o memorando multilateral de entendimento da IOSCO (sigla em inglês da Organização Internacional das Comissões de Valores). Os BDRs são disciplinados e regulamentados pela B3 e por instruções da CVM.

Tipos de BDRs

BDRs podem ser patrocinados ou não. Em um BDR patrocinado, a empresa emissora das ações – a Apple, por exemplo – participa do programa e contrata a instituição depositária. Já nos BDRs não patrocinados – a grande maioria disponibilizada na B3 –, a iniciativa de trazer as ações para o Brasil é de uma ou mais instituições depositárias.

Níveis e códigos de BDRs

Os BDRs patrocinados podem pertencer a três níveis, enquanto os não patrocinados são sempre de nível I. O que diferencia esses níveis é que, enquanto os BDRs de nível I têm número de investidores limitado, os BDRs nível II e III podem ser negociados por quaisquer investidores.

Os códigos dos BDRs patrocinados nível I não têm um número fixo no fim do código de negociação da B3. Os BDRs de nível II terminam com o número 32 e os de nível III encerram em 33. BDRs não patrocinados podem terminar com 34 ou 35.

Acompanhe o portal Money Now News para ficar por dentro das opções de investimento da bolsa de valores. Para assessoria em investimentos, fale com os especialistas da NeoValor Investimentos.

E conte para a gente: você investe em BDRs?

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado