Por Maria Eduarda Cabral em Quarta, 14 Janeiro 2026
Categoria: Mercados

Investidores monitoram dados dos EUA e operação da PF no Brasil

Agenda econômica americana, tensão entre Trump e o Fed e investigação envolvendo o Banco Master movimentam os mercados nesta quarta-feira

O dólar iniciou esta quarta-feira (14) com o mercado acompanhando fatores internos e externos. No pregão anterior, a moeda americana subiu 0,06%, a R$ 5,3753, enquanto o Ibovespa caiu 0,72%, aos 161.973 pontos. A bolsa brasileira começa a operar às 10h.

No Brasil, investidores reagem à nova fase de uma operação da Polícia Federal que investiga fraudes financeiras envolvendo o Banco Master, com buscas relacionadas ao controlador Daniel Vorcaro, familiares e outros empresários.

No exterior, o foco está nos dados econômicos dos Estados Unidos, como vendas no varejo, PPI, com expectativa de alta de 2,7% em 12 meses, e a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve. O mercado também monitora a tensão entre o governo Trump e o Fed, após ameaças ao presidente do banco central americano, Jerome Powell, o que levou autoridades monetárias de vários países, incluindo o Brasil, a manifestarem apoio à independência da instituição.

Outro ponto de atenção é o anúncio de Donald Trump de uma tarifa de 25% para países que mantêm comércio com o Irã, medida que pode impactar o Brasil, que exportou US$ 2,9 bilhões ao país em 2025.

No cenário internacional, Wall Street opera em queda, as bolsas europeias fecharam mistas e, na Ásia, Hong Kong subiu enquanto os mercados chineses recuaram. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário