Nvidia, dados dos EUA e juros do Fed movimentam os mercados nesta segunda-feira

MercadosABERTURA DA SEMANA

Nvidia, dados dos EUA e juros do Fed movimentam os mercados nesta segunda-feira

Investidores operam em cautela diante da expectativa pelo balanço da Nvidia, da divulgação de indicadores dos EUA e da postura firme do Fed sobre juros

Foto: GettyImages

Wall Street inicia a semana em tom mais calmo nesta segunda-feira (17), com investidores aguardando o balanço da Nvidia, que será divulgado na quarta-feira (19). A expectativa em torno da gigante de chips reduz parte da pressão sobre as ações de IA. Os futuros do Nasdaq operam em alta após a recuperação de sexta-feira, enquanto o Bitcoin segue em queda, testando mínimas desde abril e acumulando perda de 26% desde o pico do mês passado. Relatos sobre uso agressivo de hedge via credit default swaps por empresas como Oracle e CoreWeave expõem a alavancagem do rali de IA e alimentam o nervosismo do mercado.

Na Ásia, as fabricantes de semicondutores avançaram após notícias de que a Samsung aumentará os preços dos chips a partir de setembro, impulsionando também a SK Hynix. No campo macro, três indicadores importantes movimentam a segunda-feira (17): a pesquisa de manufatura do Fed de Nova York; a inflação ao consumidor do Canadá; e os gastos com construção nos EUA. O relatório de emprego de setembro será divulgado na quinta-feira (20) e deve vir forte, mas ainda é visto como defasado para alterar a postura do Federal Reserve.

Membros do Fed seguem resistentes a cortes de juros este ano. O mercado precifica cerca de 40% de chance de redução na próxima reunião. O banco central também é monitorado por discussões sobre o fim da redução do balanço, especialmente após John Williams, presidente do Fed de Nova York, se reunir com grandes bancos na semana passada para tratar de uma possível linha permanente de recompra. Nos mercados globais, os Treasuries recuam após recentes máximas, o dólar sobe levemente e o iene perde força depois de o Japão registrar queda de quase 2% no PIB do terceiro trimestre.

No campo geopolítico, Donald Trump apoiou a divulgação de documentos ligados a Jeffrey Epstein, enquanto o Japão tenta reduzir tensões com a China. Entre outras notícias relevantes: o líder de facto da Arábia Saudita visitará a Casa Branca na terça-feira (18); as ações da Alphabet sobem cerca de 5,5% no pré-mercado após a Berkshire Hathaway anunciar participação na empresa; e a COP30, no Brasil, destaca avanços em energia renovável, embora a transição global siga desigual.

Para traders, apesar da aparência de calma, o mercado segue extremamente sensível. Com menor liquidez e grande dependência de dados e discursos ao longo da semana, operações de curto prazo exigem stops mais curtos, atenção redobrada com rompimentos falsos e preparo para movimentos bruscos.

Com informações de Reuters

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 18 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/