Tesouro Direto: confira as melhores oportunidades para 2022

Mercadospatrimônio

Tesouro Direto: confira as melhores oportunidades para 2022

Em 2021, os melhores resultados foram atrelados ao IGP-M. 

Foto: Negative Space/StockSnap.

Com uma projeção de inflação de 5,03% (medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA) e Selic em 11,5% ao ano, segundo o primeiro Boletim Focus de 2022, divulgado na segunda-feira (3), vai se desenhando um cenário atrativo para investir em renda fixa.

O tesouro direto, título mais popular e seguro depois da poupança, oferece uma série de opções de investimentos e prazos, o que pode deixar o investidor em dúvida sobre a melhor opção para sua carteira.

Separamos as melhores opções de 2021 e as indicações do mercado para o cenário que se desenha em 2022. Confira a seguir.

Melhores de 2021

Em 2021, com a inflação em dois dígitos - 10,74% em 12 meses -, os maiores ganhos foram dos títulos atrelados ao Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que teve alta de 17,8% no ano, valorizando os papéis em 11,26%.

Em segundo lugar, ficaram os títulos atrelados à Selic, devido à alta dos juros para 9,25%. O melhor desempenho foi do título Tesouro Selic com vencimento em 2027, que teve alta de 4,9% no ano.

Oportunidades para 2022

Para este ano, com inflação controlada e juros no caminho dos dois dígitos - Selic em 11,50% no fim de 2022, na média do Boletim Focus -, especialistas apontam boas oportunidades em títulos prefixados com prazos abaixo de cinco anos, e os atrelados à inflação (Tesouro IPCA+) como alternativa de proteção do patrimônio.

Segundo o BTG Pactual, a preferência é dos papéis indexados ao IPCA com vencimentos entre 2024 e 2028. O relatório do banco de 16 de dezembro aponta que "o ponto de entrada neste momento é favorável, sobretudo naqueles atrelados à inflação".

A última atualização quinzenal do BTG, liberada na última segunda-feira (3), ressaltou que o mercado deve estar mais volátil no curto-prazo devido às incertezas fiscais e políticas que o país enfrenta.

Para o BTG, a melhor estratégia no momento é alocar recursos em títulos pós-fixados curtos e intermediários, mas a equipe ressalta que papéis prefixados mais curtos estão cada vez mais atrativos, por conta da inflação ainda elevada.

E você, tem alguma estratégia para investir em Tesouro Direto em 2022? Conte para a gente nos comentários!

Leia mais sobre os principais títulos do Tesouro Direto nesta matéria

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/