Veja como foi o desempenho da bolsa brasileira em 2021

Mercadoscapital

Veja como foi o desempenho da bolsa brasileira em 2021

Para o autor do levantamento, o Brasil ficou longe da curva por problemas domésticos.

Foto: Pixabay/Pexels.

A agência de classificação de risco Austin Rating fez um levantamento comparando 79 índices internacionais nas bolsas de 78 países no acumulado de 2021. Os dados até o fim de novembro foram analisados.

A bolsa de valores brasileira ficou em segundo lugar nas bolsas com pior desempenho do mundo, apenas atrás da Venezuela. Porém, entre os 79 índices que foram analisados, apenas nove acumularam perdas em 2021.

O ranking ainda mostra que o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores, tem feito um caminho diferente dos mercados de ações do mundo, tanto os de países desenvolvidos quanto dos emergentes. O levantamento mostrou que mesmo com a taxa de câmbio e a desvalorização das moedas, o Ibovespa ainda é classificado como o segundo pior desempenho.

Para o autor do levantamento, Alex Agostini, o Brasil está muito longe da curva por problemas domésticos. A declaração foi dada ao portal G1. Agostini completou: "O principal ponto é a perda de confiança no futuro da economia, com os investidores preocupados com o ambiente fiscal". Segundo o pesquisador, "as bolsas acabam refletindo o momento da economia. Elas têm um impacto imediato e parte disso também é de expectativa futura".

Já no desempenho das bolsas mundiais convertido em dólar, a bolsa de valores brasileira ficou em terceiro lugar. "Nas dez piores posições só tem o Japão de país desenvolvido. Isso deixa claro que a crise afetou em termos de perspectiva muito mais os países emergentes, que têm uma capacidade de resiliência menor do que os países envolvidos", explicou Agostini.

Cinco meses de baixa do Ibovespa

Em novembro o Ibovespa teve seu quinto mês seguido de baixa, além de estar acumulando nos 11 meses deste ano uma queda de 14,4%. Mas, recentemente, o índice teve uma alta de 3,66%, recuperando parte das perdas que teve durante 2021. O acúmulo de queda foi de 12,23% no ano.

O índice começou 2021 com 119.017 pontos e chegou a passar dos 130 mil pontos em junho, alcançando uma pontuação histórica de 130.776 pontos. Porém, em seguida acabou ficando próximo dos 100 mil pontos. Sua pior marca até o momento foi de 100.774 pontos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado