Tesla lidera mercado de carros elétricos, admite CEO da VW

Negóciosautomóveis

Tesla lidera mercado de carros elétricos, admite CEO da VW

Montadora de carros elétricos de Elon Musk vai abrir fábrica na Alemanha 


O CEO do Grupo Volkswagen (VW), Herbert Diess, elogiou a fabricante de veículos elétricos (EV) Tesla, de Elon Musk, em entrevista ao site CNBC. A fala ocorreu após Musk se dirigir aos executivos da VW em um vídeo, a pedido de Diess.

Segundo o alto executivo da VW, a Tesla é quem define, atualmente, os novos benchmarks para carros elétricos — em termos de tecnologia, produtividade e velocidade. O CEO também afirmou que haverá concorrência entre as duas empresas de agora em diante.

O Grupo Volkswagen segue uma estratégia de eletrificação, enquanto a Tesla está construindo sua nova grande fábrica em Brandenburgo, a poucas horas de carro da base da VW na Alemanha. "Agradeço muito que ele esteja vindo", disse Diess. E completou: "Ele vai nos desafiar, mas vamos tentar seguir o mais rápido possível".

A fala de Diess veio após a divulgação dos lucros da VW no terceiro trimestre, que caiu 12,1% devido à questões de fornecimento. Em um comunicado, a VW afirmou que os gargalos globais de semicondutores tiveram um impacto especial no desempenho dos negócios do grupo.

Metas elétricas

Em julho, o Grupo Volkswagen afirmou que, em 2030, metade de suas vendas deveriam ser de veículos elétricos à bateria. A meta da companhia para 2040 é de que essa porcentagem chegue perto de 100%.

Em março, Diess havia descartado a possibilidade de unir forças com a Tesla. À época, o executivo disse à CNBC que a VW estava procurando seguir seu próprio caminho: "Queremos chegar perto e depois ultrapassar", afirmou.

A Volkswagen é uma das várias grandes empresas automotivas a voltar sua atenção para a mobilidade elétrica. A Daimler, também alemã, afirmou recentemente que sua marca Mercedes-Benz estaria pronta para ser totalmente elétrica ao final desta década.

Veículos elétricos no Brasil

O mercado ainda tímido por aqui – com menos de 14 mil veículos registrados no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) – contrasta com o da Europa, onde mais de um terço dos carros vendidos em 2021 já são eletrificados: entre híbridos, híbridos plug-in ou 100% elétricos.

No Brasil, empresas como Enel, Volvo e Nissan têm investido em pontos de carregamento para veículos elétricos, mas a infraestrutura ainda está em adaptação. O preço dos carros também continua superior aos movidos por combustíveis tradicionais, embora governos estaduais e federal deem sinais positivos sobre a redução e até mesmo isenção de impostos em veículos movidos a energia limpa nos próximos anos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado