Entenda o conceito de dinheiro de uma vez por todas!

Economiamoedas

Entenda o conceito de dinheiro de uma vez por todas!

Moedas foram criadas para facilitar as trocas ao longo do tempo. Entenda suas propriedades.

Notas de 500 euro. Imagem: Gerd Altmann/Pixabay.

O dinheiro - em suas várias formas - faz parte do cotidiano de todos ao redor do mundo, mas você já pensou o que ele realmente significa?

O que é dinheiro?

O dinheiro é um sistema de valor utilizado para realizar trocas de bens na economia. Mas antigamente, essas trocas eram realizadas através de mercadorias - consideradas a primeira forma de dinheiro.

Se antes ele era físico, no entanto, o ecossistema financeiro cresceu e hoje também há dinheiro digital. Atualmente o mercado financeiro também inclui a moeda legal, a moeda fiduciária, os substitutos de dinheiro e criptomoedas eletrônicas.

Como funciona?

Antes do uso do dinheiro, as trocas eram realizadas por meio do escambo - troca de bens -, que dependia da necessidade de ambos os indivíduos pelos objetos. Com a invenção do dinheiro, essa dependência deixou de existir, facilitando a transação.

As primeiras formas de dinheiro conhecidas foram as commodities agrícolas, cuja demanda era alta. Conforme o tempo, a economia se tornou mais complexa e o dinheiro foi padronizado em moedas, facilitando o processo de medição e comparação de valores.

Hoje, as formas de dinheiro são mais abstratas - e vão desde moedas até registros eletrônicos. O que importa é que ainda podemos trocá-los por outros ativos ou bens.

Propriedades do dinheiro

Existem propriedades para que algo seja considerado dinheiro. Elas reduzem seu custo de transação e facilitam sua troca. Veja a seguir as propriedades do dinheiro.

Fungível - O dinheiro deve ser fungível - podendo ser trocado, substituído e devolvido - permitindo as trocas intercambiáveis.

Durável - Para manter sua utilidade a longo prazo, o dinheiro precisa ser durável.

Portátil - Ele deve ser fácil de transportar e dividir, permitindo a locomoção com uma quantia considerável de dinheiro.

Reconhecível - É essencial que o dinheiro tenha autenticidade garantida e que sua quantidade seja visível, para realizar o controle das trocas.

Estável - Para evitar flutuações em seu valor, o dinheiro precisa ser relativamente constante ao longo do tempo. Um bem não estável impacta a transação, visto que seu valor pode aumentar ou diminuir por escassez ou abundância.

Ainda tem alguma dúvida sobre dinheiro? Se sim, comente abaixo! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado