Conheça os ADRs e entenda como funcionam

Seu dinheiroconceitos

Conheça os ADRs e entenda como funcionam

Saiba quando vale à pena aderir ao produto negociado no exterior.

Foto: Maklay62/Pixabay.

American Depositary Receipts (ADRs) funcionam como BDRs, mas ao contrário deles - que reúnem ações de empresas estrangeiras e são negociados por aqui -, são papéis de empresas locais negociados no exterior. Então, ações de uma empresa brasileira negociadas na bolsa americana são ADRs. O mesmo é verdade para ações de outros países que não o da bolsa em que os papéis são negociados.

Para as empresas, emitir ADRs pode ser uma maneira de captar recursos no mercado estrangeiro. Na década de 90, quando investir na bolsa ainda não era popular no Brasil, empresas nacionais listaram ADRs em bolsas americanas, principalmente na New York Stock Exchange (NYSE).

Como funciona um ADR

Os ADRs são cotados e negociados em dólares. Eles são recibos, não as ações de uma empresa: as ações que o compõem ficam em custódia da instituição responsável por ele. Assim, o que os investidores compram são títulos representativos desses papéis.

Então no ADR uma instituição depositária compra ações e, depois, uma instituição custodiante mantém esses papéis bloqueados em uma conta no país de origem. A depositária então emite os recibos - e os distribui entre os investidores interessados.

Embora os ADRs dêem aos investidores as mesmas garantias dadas aos acionistas que compram ações da empresa no mercado local, existe uma complexidade adicional devido às transferências de recursos entre mercados.

Assim como os BDRs, os ADRs podem ser patrocinados ou não. Em um ADR patrocinado, a companhia emissora dos papéis participa da oferta em conjunto com o banco depositário, participando ativamente, inclusive fornecendo informações aos investidores. Já nos ADRs não patrocinados, a companhia emissora não participa ativamente do processo.

Como e quando investir em ADRs

Você pode estar se perguntando por que investir em ADRs brasileiras sendo que você pode investir nas companhias brasileiras diretamente na B3. O movimento pode ser interessante quando, por algum descolamento, há uma diferença nos valores em que os papéis são negociados no Brasil e na bolsa americana.

Para negociar ADRs diretamente é preciso operar no mercado americano. Para isso, é necessário ter conta em uma corretora que opere no mercado internacional, como a NeoValor.

Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/