Inflação de setembro veio abaixo das projeções e anima traders brasileiros com possível folga na política monetária
Os contratos futuros dos principais índices de ações dos Estados Unidos ampliaram os ganhos nesta sexta-feira (24), depois da divulgação de dados de inflação que ficaram abaixo das expectativas do mercado.
Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) subiu 0,3% em setembro na comparação mensal, ante previsão de 0,4% pelos economistas consultados pela Reuters. Na base anual, o indicador registrou 3%, levemente abaixo da estimativa de 3,1%.
O núcleo do CPI (que exclui alimentos e energia, itens mais voláteis) também mostrou arrefecimento: alta de 0,2% no mês, contra expectativa de 0,3%, e 3% no acumulado de 12 meses, abaixo da projeção de 3,1%.
Às 09h31 (horário de Brasília), os E-minis do Dow Jones avançavam 0,5% (alta de 235 pontos), os E-minis do Nasdaq 100 subiam 0,98% (246,5 pontos) e os E-minis do S&P 500 ganhavam 0,7% (47 pontos).
Para traders no Brasil, o dado reforça a leitura de que a inflação americana pode estar se estabilizando, o que tende a reduzir pressões imediatas por aperto monetário nos EUA e favorecer movimentos mais positivos em ativos de risco expostos ao dólar. Se quiser, adapto o texto para um tom ainda mais técnico (foco em derivativos, alavancagem e latência) ou para um briefing curto para sala de trade.
Com informações de Reuters