Cisne Negro: o que ele representa para o mercado financeiro?

Mercadoseconomês

Cisne Negro: o que ele representa para o mercado financeiro?

O Cisne Negro é usado como metáfora para certos momentos econômicos; Israel ter declarado guerra ao Hamas pode ser um deles.

Imagem: Holger Detje/Pixabay.

Nassim Taleb, filósofo e escritor, baseou-se na história de que antigamente muitas pessoas acreditavam existir apenas cisnes brancos. Quando elas visitaram a Austrália, perceberam que se enganaram, pois avistaram cisnes negros – que são uma espécie não-migratória, motivo pelo qual são encontrados apenas em seu habitat natural. Essa narrativa serviu de inspiração para criação do livro "A Lógica do Cisne Negro", publicado pelo filósofo em 2007.

Taleb criou, a partir desse conto, o conceito do Cisne Negro, que no mundo das finanças é conhecido como um símbolo de algo imprevísivel e raro, que impacta a economia como um todo.

Um exemplo de um dos maiores Cisnes Negros no mundo foi o ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos, na data que ficou conhecida como 11 de setembro. Já a pandemia do coronavírus não é considerada um Cisne Negro pelo autor, apesar de ser um acontecimento imprevisível que abalou não só a economia mundial, mas também a vida de todos.

Segundo a Ágora Investimentos, em comentário enviado a clientes nesta segunda-feira, 9, o fato de Israel ter declarado guerra ao Hamas é "um possível novo cisne-negro".

Características que tornam um evento um "Cisne Negro"

Imprevisibilidade - ele sempre é inesperado e raro.

Consequências no mercado - deve ter efeitos nas empresas, bolsa de valores, índices financeiros e nas finanças governamentais.

É difícil de prever sua duração - assim como suas consequências, a duração desse tipo de evento não pode ser prevista.

O autor Nassim Taleb alerta, em seu livro, que o mercado pode ser volátil e imprevisível — e sugere que o investidor seja cuidadoso em suas ações durante um período desse tipo.

Confira dicas do autor sobre como se proteger de um Cisne Negro:

Nassim Taleb, em seu livro " A Lógica do Cisne Negro", oferece algumas dicas de ações que podem proteger o seu patrimônio em momentos de volatilidade do mercado causada por situações inesperadas.

Reserva de emergência: ter uma reserva de emergência para auxiliar no momento de crise ou para aproveitar oportunidades de investimento.

Diversificar a carteira: evite "apostar" em apenas um tipo de investimento.

Investir em educação financeira: isso permite que você se planeje melhor e esteja preparado para as eventualidades do mercado.

E você, tem alguma dica para proteção de patrimônio em momentos de Cisne Negro? Lembra de algum outro episódio que balançou os mercados? Conte para a gente nos comentários!

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado