T-Notes: entenda o que são e como investir neles

Mercadosinvestimentos

T-Notes: entenda o que são e como investir neles

Saiba como funcionam esses títulos norte-americanos. 

Detalhe de nota de dólar. Foto: Thomas Breher/Pixabay.

Um investimento muito popular atualmente são os T-Notes, que são títulos de dívida do governo dos Estados Unidos. Esses títulos são negociados com uma taxa de juros fixa e seu vencimento pode ser de dois até dez anos.

O governo disponibiliza esses títulos que podem ser competitivos ou não competitivos. A oferta competitiva é quando os investidores especificam o quanto eles querem de rendimento, mas isso não significa que a oferta seja aceita. Já a oferta não competitiva consiste nos investidores aceitarem qualquer valor de rendimento imposto pelo leilão.

As T-Notes são iguais a um título do Tesouro, porém possuem uma validade diferente, que é de dois anos até dez anos. Já os títulos do Tesouro têm o vencimento de 20 até 30 anos.

As T-Notes possuem um mercado secundário que faz crescer sua liquidez. Os pagamentos dos juros desse investimento são feitos por semestre e só acabam quando chega o vencimento. A receita desses pagamentos não é tributável municipalmente ou estadualmente, porém é tributada pelo próprio governo federal dos EUA, como acontece com os títulos do Tesouro.

Taxas de Juros

Tanto os T-Notes e T-Bonds quanto os T-Bills são investimentos em dívida emitidos pelo Tesouro americano. A diferença entre eles é sua data de vencimento, que varia. A duração de um título do Tesouro o torna um título soberano de renda fixa, devido ao seu longo prazo, que vai de dez até 30 anos.

Caso seu vencimento seja longo, há um risco maior relacionado à taxa de juros. O valor de uma nota ou de um título é baseado na sua sensibilidade em relação às mudanças dessas taxas de juros. Essas alterações normalmente acontecem em nível absoluto e são definidas pelo banco central, ou seguem o formato da curva de juros.

Houve uma mudança nas taxas de juros em dezembro de 2015. Isso ocorreu porque o Federal Reserve (Fed) aumentou as taxas de fundos federais em 25 pontos. Nesse período a taxa era de 0% a 0,25%. De acordo com o site Investopedia, houve uma alteração de 0,25% a 0,50%. Esse aumento fez com que os preços de todos os títulos e notas do Tesouro americano que estavam em circulação diminuíssem.

Mas não são apenas as taxas de juros que fazem com que ocorram mudanças nesse mercado. As expectativas dos investidores também têm seus efeitos na curva de rendimento. Esse risco está atrelado a uma inclinação ou um achatamento da curva de rendimento que ocorre devido a uma mudança dos rendimentos entre títulos similares.

Como investir em T-Notes

Para brasileiros investirem em T-notes é necessário que eles apresentem o Social Security Number (SSN), similar ao nosso CPF aqui no Brasil. Caso não tenham, deverão procurar uma corretora de investimentos dos EUA que possa trabalhar com traders de outros países.

O investimento deverá ser feito em dólar, portanto quem for investir vai precisar converter o seu dinheiro antes e depois da aplicação.

E aí, ficou com alguma dúvida? 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/