Trump ameaça elevar tarifas contra a China e provoca queda de 70 pontos no S&P 500

MercadosTENSÃO GEOPOLÍTICA

Trump ameaça elevar tarifas contra a China e provoca queda de 70 pontos no S&P 500

Declarações do presidente dos EUA reacendem temores de uma nova guerra comercial e derrubam ações de tecnologia e semicondutores em meio à crescente tensão entre Washington e Pequim

Foto: GettyImages

Minutos após o ex-presidente Donald Trump publicar uma mensagem sobre a China, o índice S&P 500 registrou uma queda súbita de mais de 70 pontos, refletindo a reação imediata dos investidores diante da possibilidade de uma nova escalada na tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Na publicação, Trump afirmou que está avaliando um aumento nas tarifas sobre produtos chineses e declarou que "não há mais razão" para se reunir com o presidente da China, Xi Jinping.

O republicano escreveu:

"Coisas muito estranhas estão acontecendo na China! Eles estão ficando muito hostis e enviando cartas a países de todo o mundo dizendo que querem impor controles de exportação sobre cada elemento da produção relacionado a terras raras e praticamente qualquer outra coisa que possam imaginar, mesmo que não seja fabricada na China.

Ninguém nunca viu nada assim, mas, essencialmente, isso 'entupiria' os mercados e dificultaria a vida de praticamente todos os países do mundo, especialmente os EUA.

Fomos contatados por outros países que estão extremamente irritados com essa grande hostilidade comercial, que surgiu do nada.

Nosso relacionamento com a China, nos últimos seis meses, vinha sendo muito bom, o que torna esse movimento ainda mais surpreendente. Sempre senti que eles estavam apenas esperando o momento certo e, agora, como de costume, provei estar certo!"

As declarações intensificaram os temores de uma nova rodada de retaliações comerciais e provocaram forte queda nas ações de tecnologia e semicondutores, segmentos altamente dependentes da cadeia de suprimentos chinesa.

Analistas destacam que o discurso de Trump surge em um momento de alta sensibilidade dos mercados globais, quando qualquer sinal de atrito entre Washington e Pequim pode desencadear reações em cadeia. A incerteza quanto ao futuro das relações comerciais reforça a volatilidade e amplia o clima de cautela entre investidores.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 13 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/