Trabalhadores conseguiram ganhos acima da inflação, revela Dieese

EconomiaMercado de trabalho

Trabalhadores conseguiram ganhos acima da inflação, revela Dieese

Saiba mais sobre os ganhos salariais em 2023.

Funcionários se cumprimentando. Foto: ijeab/freepik.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou que 83,3% de 48 negociações de reajustes salariais, referentes à data-base de dezembro, tiveram ganhos acima da inflação acumulada em 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período. De acordo com o Dieese, outras 16,7% das negociações tiveram apenas recomposição das perdas inflacionárias.

Não houve registro de reajustes salariais abaixo da inflação no mês, também segundo boletim da entidade.

O Dieese destaca que a variação real média dos reajustes no último mês foi de 1,52% até o momento, bastante acima do observado nas quatro últimas datas-bases, de 0,82% em novembro, 0,81% em outubro, 0,87% em setembro e 1,06% em agosto. "Porém, é preciso relativizar a informação devido ao ainda baixo número de registros de dezembro", salientam.

Com os resultados de dezembro contabilizados até o momento, o Dieese calcula que 77% das negociações no ano passado trouxeram ganhos acima da inflação para os trabalhadores. Em 17,3% dos casos houve reajuste igual à inflação do período e, em 5,7%, a negociação ficou abaixo da inflação. No total, foram contabilizados 19.531 reajustes pela entidade em 2023 e a variação real média do ano foi de 1,11%.

Setores

A indústria foi o setor econômico com a maior proporção de aumento real nas negociações no ano passado (82,2%), segundo o Dieese.

Em seguida, aparecem os serviços (79%) e depois o comércio (56,4%). Em relação aos reajustes abaixo do INPC, tanto indústria e comércio apresentaram porcentuais similares (de cerca de 5%, cada), enquanto nos serviços a proporção foi de 6,7%.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/