Veja como está a atividade econômica global

EconomiaDados econômicos

Veja como está a atividade econômica global

Nesta quarta-feira, a S&P Global divulgou os PMIs de diversas economias do mundo.

Globo terrestre. Foto: jcomp/freepik.

Nesta quarta-feira, 24, a S&P Global divulgou os PMIs (sigla que significa, em inglês, Purchasing Manager's Index - Índice de Gerentes de Compra) industriais e de serviços de diversas economias do mundo. Ele é um importante indicador de atividade econômica.

As leituras acima da barreira de 50 indicam que a atividade econômica está em território de expansão, enquanto leituras abaixo de 50 indicam contração na economia.

Confira a seguir os resultados preliminares de dezembro para janeiro que foram divulgados hoje.

  • PMIs dos Estados Unidos

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos Estados Unidos subiu de 51,4 em dezembro a 52,9 em janeiro, no maior valor em 7 meses, segundo pesquisa preliminar da S&P Global, divulgada nesta quarta-feira. O resultado superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço bem mais tímido, a 51,5.

O PMI industrial aumentou de 47,9 para 50,3 no período, maior nível em 15 meses, também bem acima da projeção do mercado, que era de 47,8.

Tudo somado, o PMI composto acelerou de 50,9 para 52,3. Neste caso, o consenso dos analistas era de 51.

Europa

  • PMIs da zona do euro

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 47,6 em dezembro para 47,9 em janeiro, atingindo o maior nível em seis meses, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira, 24, pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.

O resultado, porém, ficou ligeiramente abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam aumento do PMI composto a 48. Além disso, a leitura abaixo de 50 sinaliza que a atividade econômica do bloco se mantém em contração.

Apenas o PMI industrial da zona do euro avançou de 44,4 para 46,6 no mesmo período, tocando o maior patamar em 10 meses. O consenso da FactSet era de alta bem menor, a 44,8. O PMI de serviços do bloco, por outro lado, diminuiu de 48,8 em dezembro para 48,4 em janeiro. Neste caso, a previsão era de leve avanço, a 49.

  • PMIs do Reino Unido

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 52,1 em dezembro para 52,5 em janeiro, atingindo o maior nível em sete meses, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira, 24, pela S&P Global em parceria com a CIPS.

O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam estabilidade do PMI composto neste mês, em 52,1.

Apenas o PMI industrial do Reino Unido aumentou de 46,2 para 47,3 no mesmo período, alcançando o maior patamar em nove meses e superando o consenso da FactSet, de 46,7.

Já o PMI de serviços britânico avançou de 53,4 em dezembro para 53,8 em janeiro, tocando o nível mais alto em oito meses. Neste caso, a projeção da FactSet era de queda a 53,1.

Leituras abaixo de 50 indicam expansão da atividade e números abaixo dessa marca sinalizam contração.

  • PMIs da Alemanha
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 47,4 em dezembro para 47,1 em janeiro, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira, 24, pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.

Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 49,3 para 47,6 no mesmo período, atingindo o menor nível em cinco meses. O resultado frustrou analistas consultados pela FactSet, que previam avanço a 49,5 neste mês.

Por outro lado, o PMI industrial da Alemanha subiu de 43,3 em dezembro para 45,4 em janeiro, alcançando o maior patamar em 11 meses. Neste caso, a previsão da FactSet era de alta mais contida, a 43,8. As leituras abaixo da barreira de 50 indicam contração da atividade econômica alemã.

Ásia

  • PMIs do Japão

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto preliminar do Japão subiu de 50,0 em dezembro para 51,1 em janeiro, segundo pesquisa preliminar da S&P Global em parceria com o Jibun Bank divulgada nesta quarta-feira, 24. O indicador ficou acima do patamar neutro de 50, ou seja, agora indica expansão da atividade.

O PMI de serviços preliminar também avançou: foi de 51,5 em dezembro para 52,7 neste mês. O PMI industrial teve alta de 46,8 para 47,4 na mesma comparação. Apesar do avanço, o indicador ainda aponta para contração do setor industrial. Segundo previsão de analistas consultados pela FactSet, o PMI industrial era esperado um pouco acima, a 48,0.

Segundo a economista da instituição Usamah Bhatti, a taxa de crescimento destes dados foi a maior desde setembro de 2023, e "sugere potencial de aumento da demanda e da atividade japonesa nos próximos meses".

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado