Futuros de Wall Street sobem enquanto mercado monitora risco de paralisação do governo dos EUA

Futuros de Wall Street sobem enquanto mercado monitora risco de paralisação do governo dos EUA

Investidores reagem ao impasse fiscal em Washington e aguardam falas de dirigentes do Fed que podem dar pistas sobre o boato dos juros

Foto: GettyImages

Os contratos futuros das ações dos Estados Unidos começaram a semana em alta nesta segunda-feira (29 de setembro de 2025), com investidores atentos a uma série de discursos de dirigentes do Federal Reserve e ao risco de paralisação parcial do governo americano a partir de quarta-feira (1), que marca o início do ano fiscal de 2026.

Na sexta-feira (26), os dados de inflação vieram em linha com as expectativas, mantendo vivas as apostas de corte de juros e ajudando os três principais índices a fecharem o dia em território positivo, apesar de terem perdas acumuladas na semana.

Por volta das 7h47 (BRT), os futuros do Dow Jones avançaram 202 pontos, ou 0,43%, os do S&P 500 subiam 36,75 pontos, ou 0,55%, e os do Nasdaq 100 ganharam 162,5 pontos, ou 0,66%.

O mercado acompanha de perto o impasse entre republicanos e democratas em torno do orçamento federal, que pode resultar em paralisação de atividades e impedir a divulgação de indicadores importantes, como os relatórios de emprego e inflação. Segundo Thomas Simons, economista-chefe da Jefferies, um atraso nesses dados poderia adiar a possibilidade de corte de juros em outubro.

O governo de Donald Trump ameaçou demitir permanentemente servidores de algumas agências caso o financiamento não seja aprovado, ou que possa elevar os pedidos de seguro-desemprego no próximo mês. Para Simons, foi cedo para estimar o impacto final de uma paralisação, mas ele confirmou que a perda de visibilidade sobre a economia tende a trazer mais volatilidade para os mercados.

Beth Hammack, presidente do Fed de Cleveland, afirmou em entrevista à CNBC nesta segunda-feira (29 de setembro de 2025) que a política monetária precisa continuar restritiva para controlar a inflação. Outros dirigentes do Fed, como John Williams (Nova York), Alberto Musalem (St. Louis), Raphael Bostic (Atlanta) e Christopher Waller, também deverão se pronunciar ao longo do dia.

Os investidores também aguardam o índice de vendas pendentes de imóveis da Associação Nacional de Corretores de Imóveis, referente a agosto, que funciona como indicador antecedente para o setor imobiliário, ainda pressionado pelas altas taxas de hipotecas.

No pré-mercado, as ações de empresas ligadas ao setor de cannabis dispararam depois que Trump publicou no domingo (28 de setembro de 2025) um vídeo defendendo os benefícios do canabidiol. Canopy Growth subia 19,4%, Cronos Group avançou 9,5% e Tilray Brands ganhou 20,9%.

As ações da Merus NV saltaram 37,7% após a farmacêutica dinamarquesa Genmab anunciar uma compra da empresa holandesa de biotecnologia por US$ 8 bilhões em dinheiro. Já os papéis da MoonLake Immunotherapeutics despencaram 87,3% depois da divulgação dos resultados de um estudo clínico avançado para um medicamento contra doenças de pele.

Com informações de Reuters

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/