Morning Call 24/05 - Ata do FOMC, votação do arcabouço, bolsas, câmbio e mais

Mercadosradar

Morning Call 24/05 - Ata do FOMC, votação do arcabouço, bolsas, câmbio e mais

Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo. 

Uma mulher acessa uma planilha e utiliza uma calculadora. Foto: Firmbee por Pixabay.

Brasil no radar

  • Agenda

Nesta quarta-feira (24), com a agenda de indicadores esvaziada por aqui, os olhos se voltam para o cenário político e para os EUA, onde a ata da última reunião do FOMC será divulgada.

A Câmara dos Deputados aprovou com folga, na noite de terça-feira (23), o texto-base do novo arcabouço fiscal. Foram 372 votos favoráveis e 108 contrários. Eram necessários 257 votos positivos. Quatro destaques ainda devem ser votados hoje e, depois, o texto seguirá para o Senado.

O relator do projeto, Cláudio Cajado, retirou do texto o aumento automático de 2,5% acima da inflação das despesas em 2024 - que agora fica condicionado à elevação da arrecadação - o que deve agradar aos mercados.

  • Ibovespa e câmbio

O Ibovespa, índice que reúne as principais companhias listadas na B3, começou a quarta-feira com os futuros em baixa, mas ainda acima do suporte de 110 mil pontos. Às 9h30, o índice futuro descia de 0,60%.

O dólar, nesta manhã, está cotado a R$ 4,94 reais.

Mundo no radar

  • Ata do FOMC

Hoje é dia de conhecer o texto da ata da última reunião de política monetária dos EUA. A decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), em 3 de maio, foi pela alta de juros da economia norte-americana em mais 0,25 pontos percentuais (p.p.). O texto de hoje deve dar indícios sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. Acompanhe nosso portal para ficar por dentro do conteúdo.

  • O impasse na dívida dos EUA

Nos Estados Unidos, segue a discussão para encontrar um meio de não entrar em "default" em junho - que seria dar calote em suas dívidas públicas. As negociações sobre o teto da dívida seguem sem um fechamento. O impasse entre o Executivo e o Legislativo nos EUA não está "nem perto de um acordo", segundo o presidente da Câmara, Kevin McCarthy.

  • Mercado de ações norte-americano

As bolsas dos EUA estão com os índices futuros em baixa. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial recuavam 0,32%, aos 32,9 mil pontos; já os futuros do S&P 500 caíam 0,37%, aos 4,1 mil pontos e os da Nasdaq 100 apresentavam baixa de 0,46%, aos 13,6 mil pontos.

  • Mercado europeu

Os mercados europeus também operam em baixa nesta manhã. Às 9h30, os futuros do DAX recuavam 1,65%, aos 15,9 mil pontos; os do CAC 40 desciam 1,81%, aos 7,2 mil. O SMI apresentava baixa de 0,90%, aos 11,3 mil pontos. Na Inglaterra, o FTSE 100 recuava 1,70%, aos 7,6 mil pontos.

  • Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos também encerraram o dia em baixa. O Nikkei recuou 0,85%, aos 30,6 mil pontos; o Hang Seng desceu mais 1,82%, aos 19 mil, e o Shanghai despencou mais 1,28% na sessão, aos 3,2 mil pontos.

E você, o que espera desta quarta-feira? Compartilhe suas expectativas conosco!

Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/