Entenda as diferenças entre mercado de balcão e bolsa de valores

Seu dinheiromelhores de 2023

Entenda as diferenças entre mercado de balcão e bolsa de valores

Conheça melhor o OTC - ou "over the counter" - e como ele funciona. 

Um aperto de mãos com edifícios ao fundo. Imagem: geralt/Pixabay.

Você sabe diferenciar o mercado de balcão e a bolsa de valores? Nesse artigo você encontra as principais informações sobre esses dois mercados de investimentos.

Mercado de balcão

Over the counter (OTC) é um termo que faz referência à época em que os papéis eram negociados direto no balcão, conhecido como mercado de balcão aqui no Brasil. Esse mercado realiza operações que não tem registro na bolsa de valores. Com funcionamento totalmente online, suas operações ocorrem por meio telefônico ou eletrônico, pelo sistema da B3.

Esse mercado tem como grande vantagem diversificar os investimentos de uma carteira, adicionando ativos de empresas e negócios menores, que de outra maneira teriam menos visibilidade.

Com o mercado de balcão é possível negociar somente entre duas partes, o que significa que o resto do mercado não tem acesso aos valores e termos da operação. Ele também é controlado pela Comissão de Valores Mobiliários.

Um ponto positivo para o mercado de balcão é que ele é menos burocrático, o que atrai pessoas que não tem condições de investir na bolsa de valores. Mas para atuar nele, é preciso ser corretora, gestora ou banco de investimento. Nesse mercado são negociados papéis de empresas que não tem capital aberto.

Por mais que a alternativa de negociar em OTC seja atraente, o fato desse mercado ser intermediado pelas próprias empresas o torna menos regulamentado. Para muitos, menos regulamentação significa menos segurança, por mais que existam muitos requisitos para se tornar um intermediário financeiro dentro desse meio.

Existe também a possibilidade de negociar em sigilo, o que, para muitos, é um Mercado menos transparente e menos confiável. Hoje em dia, visando esses problemas, foram criadas diversas alternativas para melhor regular suas operações, como a Sociedade Operadora de Mercado de Ativos (SOMA).

Bolsa de Valores

Mais conhecida do que o mercado de balcão, a bolsa de valores também realiza negociações de ativos de empresas que chamamos de "capital aberto". Capital aberto significa que a empresa, privada ou pública, pode negociar suas ações com investidores na Bolsa de Valores. As negociações giram em torno de ações, além de possibilitar outros investimentos, como dólar, juros futuros, entre outros.

A bolsa de valores brasileira (B3)

Cada país possui um órgão que regula sua bolsa, para que os investidores tenham segurança ao colocar seu dinheiro nela. Assim como o Mercado de Balcão, a bolsa de valores brasileira, conhecida como B3, é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM.

Existem diversas regras que precisam ser cumpridas dentro da Bolsa. A empresa que descumprir alguma delas estará sujeita a investigação do CVM.

Dentro da bolsa de valores, o que mais se negocia são ações. Os investidores podem comprá-las ou vendê-las. Quando se compra uma ação de uma empresa, você passa a deter parte dela, se tornando um acionista.

As ações variam conforme o cenário econômico do país regente e do cenário mundial, portanto os valores se alteram diante desses eventos.

As negociações ocorrem de forma digital e organizada e as ações são disponibilizadas pelas corretoras em um painel chamado home broker, no qual é possível ao investidor realizar ordens de compra e venda. 

 

Comentários: 1

Visitante - ubirata barreto alves em Sábado, 06 Janeiro 2024 00:26

deve ser feito em casa

deve ser feito em casa
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.moneynownews.com.br/